domingo, 9 de maio de 2021

MÂE, ENSINA-ME AMOR-PRÓPRIO

 Por Néa Tauil

Aproveito o Dia das Mães para falar um pouco sobre a importância da Educação para o AMOR-PRÓPRIO, na educação dos filhos, pois o que acontece na infância, não fica só na infância,  estende-se para a idade adulta. 

É com os pais  ou cuidadores, na primeira infância, que as crianças vivem suas primeiras experiências afetivas. É através das experiências satisfatórias que elas desenvolvem amor-próprio e seus preciosos  elementos como: autoestima,  autorespeito, autovalorização, autoreconhecimento, autoaprovação...  Por isso, minha luta diária é a inclusão da Educação para o amor-próprio na família e na escola. Educar uma criança  para o amor-próprio significa ensiná-la a se  amar, a se respeitar, a se valorizar, a se considerar, a se aceitar. Pois, uma criança que nasce e cresce em um ambiente onde é respeitada, tratada com amor, limites, consideração e orientação honesta para viver no mundo, aprendendo a lidar consigo mesma por inteiro, isto é, aprender a se relacionar com o seu eu físico, eu mental, eu emocional,  eu sexualidade, eu social etc. irá possuir tendência a se tornar -  na idade adulta -  uma pessoa saudável, feliz, bem ajustada, capaz de viver bem consigo mesma e com o próximo. Porém, se as experiências afetivas não são satisfatórias, isto é, se há  negligência no cuidado e no amor, isso faz com que a criança não se sinta segura para gostar de si mesma, que se sinta como se não fosse digna de receber amor, o que pode implicar em vários transtornos na idade adulta.

Com certeza, demonstrações de afeto, carinho, palavras e ações de afirmação e validação são ingredientes importantíssimos para criar adultos seguros e confiantes em si próprios e na sua capacidade de enfrentar os problemas que a vida lhes trará. 

As crianças precisam da aceitação dos adultos, a fim de desenvolverem amor-próprio e seus elementos positivamente. Estudos da Kaiser  Permanent, organização sem fins lucrativos  da Califórnia,   comprovam  que adultos com problemas de saúde mental , vício, obesidade, diabetes tipo 2, doenças coronárias e outras condições, tinham desenvolvimento comprometido na primeira infância.

Então,  para beneficiar a saúde integral dos filhos, é  preciso que os pais ou cuidadores que não tiveram acesso  à Educação para o amor-próprio  busquem ajuda especializada para que possam  resgatar o amor-próprio e a cuidarem, primeiramente, da sua saúde integral. A consciência sobre os próprios  sentimentos e atitudes faz com que tenham melhor percepção  sobre o que estão demonstrando e transmitindo à criança. Importa dizer que mãe,  pai, pãe, cuidadores que educam - através da Educação para o amor- próprio -estimulam os filhos a serem melhores  consigo mesmos, estimulam a buscarem nutrir e praticar amor- próprio por si e respeito pelo outro, construindo assim um canal mais  harmonioso nos relacionamentos. Ensine amor- próprio!


NÉA TAUIL Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante e idealizadora do Movimento Social Família EU: educando para o AMOR-PRÓPRIO CRP 07/10971 Site: www.familiaeu.com.br E.mail: familiaeu8@gmail.com MANTENHA-SE LIGADO(A) EM NOSSAS REDES SOCIAIS - Youtube: https://www.youtube.com/FAMÍLIAEUeduc... - Facebook: https://www.facebook.com/familiaeu8 - Instagram: https://www.instagram.com/familia.eu




Nenhum comentário:

Postar um comentário