sexta-feira, 6 de maio de 2022

MAIS AMOR-PRÓPRIO, MENOS MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA

 Por Néa Tauil


A manipulação psicológica é um tipo de influência tendenciosa feita a partir de um conjunto de ações e estratégias com o intuito de controlar ou se aproveitar de alguém.

Dessa forma, as pessoas manipuladoras enxergam os outros como marionetes e constantemente tentam mudar o modo de pensar ou agir deles, sempre utilizando diferentes estratégias para induzir, moldar e conduzir o comportamento dos outros, com o intuito de obter benefícios próprios.

Normalmente, a pessoa que não aprendeu a se amar, a se valorizar, a se respeitar, tem dificuldade para reconhecer um(a) manipulador(a) e sem perceber acaba caindo no jogo perigoso das mentiras, das enganações e das manipulações.

Por isso, afirmo que o amor-próprio e seus preciosos elementos como: autoestima, autorespeito, autovalorização, autoreconhecimento, autoaprovação... é o pesadelo das pessoas manipuladoras - já que é muito difícil uma pessoa se tornar presa fácil de ser manipulada – quando aprende a se amar, a se valorizar, a se respeitar, a empoderar-se de si mesma, isto é, dos diversos eus da própria Família EU (eu físico, eu mental, eu emocional, eu sexualidade, eu espiritual, eu profissional, eu mulher, eu social e muitos outros).

Então, quem não aprendeu a se amar na infância, sugiro que busque desenvolver amor-próprio na idade adulta, pois o amor-próprio é uma arma poderosa para lidar e manter distante pessoas manipuladoras.

NÉA TAUIL
Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante e idealizadora do movimento social FAMÍLIA EU: educando para o amor-próprio
CRP 07/10971 SITE: www.familiaeu.com.br LOJA: www.familiaeu.com.br/loja E.mail: familiaeu8@gmail.com MANTENHA-SE LIGADO EM NOSSAS REDES - Youtube/TerapiadaFamíliaEU - Facebook/familiaeu8 - Instagram/terapiadafamiliaeu


Nenhum comentário:

Postar um comentário