domingo, 3 de fevereiro de 2019

AUTOCUIDADO É UM ATO DE AMOR POR SI MESMO

Por Néa Tauil

Muito do que aprendi e pratico sobre o autocuidado, devo também ao filósofo francês Michel Foucault. Ele foi um dos pensadores mais influentes do século XX. Parte de suas obras caracterizam-se pelas suas profundas análises sobre as relações de poder, discurso e conhecimento. Para Foucault, o autocuidado é um sinal de liberdade. É algo que o próprio indivíduo pode lhe proporcionar. É uma forma de pertencer a si mesmo, isto é, a sua própria Família Eu.

Segundo Foucault, existimos para gerar autoconsciência e responsabilidade sobre a nossa própria vida e isso inclui, entre outras coisas, ter o discernimento para identificar os erros e os hábitos prejudiciais que temos ao longo da vida e lutar para mudá-los e termos uma vida de realizações e plenitude. Para Foucault, quando experimentamos o autocuidado, isso potencializa nossa autorreflexão, que nos leva ao autoconhecimento, ou seja, conhecer a Família EU, melhorando a relação não apenas consigo mesmo, mas como nos comportamos perante os outros e como nos sentimos em relação às coisas que queremos conquistar e ser.

Em consonância com Foucault, ocupar-se de si mesmo não envolve uma atitude egocentrista, muito pelo contrário, significa ter consciência plena de todas as nossas potencialidades e limitações. De forma complementar, é preciso sentir interesse pelo outro, e isto só é possível se houver interesse por nós mesmos, ou seja, pela própria Família EU. É bom esclarecer que autocuidado não significa estar com os diversos eus da Família EU “bem” o tempo todo, mas sim acolher os confortos e desconfortos, ver as causas, e escolher agir ou não sobre elas. O autocuidado é uma atitude para responder às necessidades dos diversos eus (eu físico , eu mental, eu emocional, eu profissional, eu criança, eu adulto, eu pai, eu mãe, eu filho (a), eu marido, eu esposa e muitos outros) da própria Família EU. Em outras palavras , é a atenção e a ação que se exerce sobre a própria Família EU, observando e percebendo a si mesmo ou seja, a própria Família EU, a fim de poder agir sobre os diversos eus de maneira benéfica e saudável, preservando e cultivando uma boa qualidade de vida para viver no mundo.

Como vimos, o autocuidado é um ato de amor por si mesmo, pela própria Família EU, bem como é a base do cuidado que iremos oferecer aos demais, pois quando damos a nós próprios exatamente aquilo que necessitamos, temos vontade de dar amor ao próximo. Lembrando que o próximo é tudo aquilo que vive. 

Todos os direitos reservados a Julcinéa Maria Tauil (Néa Tauil)
Família Eu: educando para o amor-próprio


#falemaissobreisso #ficaadicadapsicologaneatauil #amorpropriobeneficiaaspessoas #psicologaneatauil #educandoparaoamorproprio #amorpropriomefezumapessoamelhor
#amorpropriomefezumapessoamelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário