Google+ Followers

sábado, 1 de dezembro de 2012

SEXUALIDADE BEM INFORMADA

  Por Néa Tauil
De acordo com  a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ¨Sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A Sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações, portanto a saúde física e mental¨.

Nota-se que a condição da sexualidade humana é inevitável e a visão crítica e reflexiva sobre esse tema deve servir de estímulo aos profissionais da saúde e às instituições formadoras, para que se adaptem de maneira dinâmica e interativa aos processos de evolução e modernização, promovendo a vivência da sexualidade de modo mais tranquilo e seguro.

Hoje, apesar do enorme volume de informações de que dispomos acerca da sexualidade, tal conhecimento não se mostra suficiente para descontruir a indisponibilidade para refletir e discutir o tema sem dificuldade, vergonha, insegurança e preconceito, inclusive no âmbito acadêmico.

Cabe aqui dizer que em nenhum momento de nossa vida estaremos isentos de sexualidade e uma importante contribuição para prevenção contra desinformações ou informações parciais,   é fornecer uma educação em sexualidade clara, bem informada e cientificamente fundamentada, baseada nos valores universais de respeito e direitos humanos.


                       Psicoterapia Beneficia as Pessoas  http://psicologaneatauil.blogspot.com