Google+ Followers

domingo, 4 de novembro de 2012

PRECEITOS MORAIS



Por Néa Tauil

O pernambucano Jurandir Freire Costa, psicanalista e escritor, em seu livro O Vestígio e a Aura: Corpo e Consumismo Na Moral do Espetáculo, definiu que os preceitos morais dominantes permanecem os mesmos - modelados, é claro, pelo colorido da atualidade.

Quando o assunto é sexualidade, parece que nem esse colorido consegue disfarçar as graves distorções, as falsas crendices e a má fama que envolvem o tema. Isso colabora para a manutenção equivocada de preceitos morais que desconhecem o respeito à diferença.

Os textos reunidos por Jurandir em sua obra mostram interesse na análise da chamada ¨crise de valores contemporâneos¨, com base em fenômenos bem comuns nos últimos tempos, como o culto ao corpo e à aparência, o consumismo e a cultura da imagem. 

São textos caracterizados, simultaneamente, por erudição, rigor e ética. Embora norteado pela filosofia, pelas ciências sociais e pela psicanálise, não é um livro dirigido somente para acadêmicos ou especialistas. 

O autor coloca sua ideias e pensamentos de maneira acessível a todos os que se interessam pelas grandes questões da existência humana e pelas dificuldades do mundo de hoje.
Psicoterapia Benefícia as Pessoas http://psicologaneatauil.blogspot.com