domingo, 6 de dezembro de 2015

CRIANÇAS PRECISAM SER LEVADAS A SÉRIO

Por Néa Tauil


Provavelmente, devido à minha sensibilização com o fato de  crianças serem ensinadas a dar as costas ao que acontece dentro delas, esse vídeo que está circulando na rede social, onde  a mãe se diverte com o sofrimento da filha, tocou-me imensamente. 

As cenas exibidas evidenciam  o quanto a vida emocional de uma criança é desconsiderada e o que vivencia parece não ter importância. Também fica evidente que tanto aquele que cuida como aquele que está sendo cuidado está exposto a uma formação cultural infectada pelo vírus chamado IES ( Invalidando Emoções e Sentimentos). Esse vírus é transmitido de geração em geração, sem que as pessoas percebam o seu potencial de gravidade.

O que pode acontecer com as crianças que são contaminados por esse vírus? Como suas emoções e sentimentos são invalidados, isso as impede de compreenderem  quais de suas reais necessidades não estão sendo atendidas, pois as emoções e os sentimentos são a maneira como nos percebemos. São nossa reação ao mundo que nos circunda. Quando a vida interior dessas crianças não é refletida de volta para elas, através de pais ou pessoas compreensíveis, que dão nomes aos seus sentimentos e ouvem-nas com o devido respeito, elas podem se fechar em si mesmas e agir de um modo que pareça irracional e impossível de se lidar, tornando-as alienadas dos seus próprios sentimentos.  Por exemplo: no vídeo, as emoções e sentimentos da criança estão sendo invalidados e ainda são motivo de riso, revelando que seus recados verbais ou não - verbais não estão sendo entendidos pela mãe, que inevitavelmente está contaminada pelo vírus IES (Invalidando Emoções e Sentimentos). Nota-se que quanto mais a criança chora e demonstra, em seu discurso, sentimentos de impotência, ciúme, solidão, medo, mais a mãe ri de sua dor. É importante nos colocarmos no lugar das crianças, elas têm sentimentos iguais ou mais intensos do que os nossos. Muitas vezes, nos esquecemos disso e pensamos que não ter o poder nem a maturidade da idade adulta é sinônimo de não entender o que se passa à volta. Mas, a verdade é que  ensinar uma criança a lidar com suas emoções e sentimentos é contribuir para que ela se sinta uma pessoa capaz e autônoma, o que refletirá positivamente em sua autoestima. 

É fato que educar é um trabalho difícil, mas enquanto o vírus IES (Invalidando Emoções e Sentimentos) for ignorado, como se as emoções e sentimentos não fizessem parte da condição humana, especialmente das crianças, continuaremos a ter uma sociedade de pessoas com sérios problemas emocionais, pois a linguagem dos sentimentos é a maneira pela qual nos relacionamos conosco mesmos e,  se não podermos nos comunicar conosco mesmos, simplesmente não poderemos nos comunicar com os outros.




Todos os direitos reservados a Julcinéa Maria Tauil (Néa Tauil)
Psicoterapia Beneficia as Pessoas - http://psicologaneatauil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário