domingo, 2 de agosto de 2020

NÃO HÁ SAÚDE SEM SAÚDE INTEGRAL

Por Néa Tauil




O nome Família EU é para evidenciar a importância da saúde integral. A ideia de saúde integral contempla a saúde física, mental, emocional, social, espiritual, sexual, profissional e outras.

O conceito de Saúde Integral enfatiza que o corpo é um só, mas nossa psiquê tem vários eus: o eu mental, o eu emocional, o eu sexualidade, o eu espiritual, o eu profissional, etc. São uma unidade indivisível e que, como tal, se correlacionam. A saúde engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível se todos os focos (eus) estiverem integrados, por isso que não há saúde sem saúde integral. Lembrando que Saúde não significa apenas ausência de doença, significa equilibrar as diversas dimensões do bem-estar (físico, mental, emocional, social, sexual, espiritual, profissional e outros) que estão ligadas às diferentes áreas da vida. O bem-estar é uma combinação de sentir-se bem e funcionar de modo otimizado. Sentir-se bem se refere a experimentar emoções positivas regularmente. Já o funcionamento otimizado é ter controle sobre a sua vida, desenvolver seu potencial, ter um propósito e desfrutar de relacionamentos saudáveis. Nesse sentido, cabe dizer que podemos gozar do melhor estado de saúde física, saúde mental, emocional, saúde sexual, social, saúde espiritual, profissional, etc. que é possível atingir, pois saúde integral constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de gênero, de religião, de credo político, de condição econômica ou social.
Juntos pelo discurso de amor. 


Todos os direitos reservados a Julcinéa Tauil (Néa Tauil)
Nėa Tauil – Psicóloga, psicoterapeuta,  presidente do Movimento Social Família EU:educando para o amor-próprio
www.familiaeu.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário