terça-feira, 1 de dezembro de 2020

MINHA CAUSA É A EDUCAÇÃO PARA O AMOR-PRÓPRIO

Por: Néa Tauil


Vocês que me acompanham há muito tempo sabem que minha causa é a Educação para o amor-próprio, em benefício da saúde integral (saúde do eu físico, saúde do eu mental , eu emocional, saúde do eu sexualidade, saúde do eu social, saúde do eu profissional, etc.) e, consequente bem-estar individual e social.

O atual cenário social - antes e durante a pandemia - permite que possamos medir o índice de falta de amor-próprio no mundo, que por sua vez, conduz à falta de respeito pelo próximo. Ao invés de cuidarmos uns dos outros, o que vemos acontecer é o discurso e ações de ódio contra tudo o que é diferente de determinado padrão. Vê-se o desrespeito por tudo aquilo que tem vida. Ou seja, a desimportância pelo próximo (pessoas, animais, árvores, rios, enfim, pela vida no planeta ) é gritante e, quem não se importa, não respeita o outro - com suas diversidades - mostra que não recebeu na infância, dos pais ou cuidadores, educação para o amor-próprio, dessa forma, não aprendeu a se amar, respeitar-se, a valorizar-se, a se considerar, a se aceitar, normalmente  tornando-se na idade adulta uma pessoa incapaz de amar a si mesmo, insegura de si, desrespeitosa, injusta, enfim, uma pessoa infeliz, desajustada, sem a capacidade de se colocar no lugar do outro, agindo destrutivamente contra toda espécie que vive, e tudo o que realmente importa.

Se quisermos viver em um mundo melhor, com pessoas mais amorosas, colaborativas, empáticas e felizes, é preciso reeducar para o amor-próprio quem educa, pois só assim, será possível as crianças receberem esse  tipo de amor. Educar para o amor-próprio é uma tarefa que precisa ser realizada por todos nós:  família,  escola,  hospitais,  igrejas, empresas, políticos, etc.  Enfim, Juntos, podemos através da reeducação e educação para o amor-próprio, transformar as pessoas da nossa cidade, do nosso bairro, do nosso país, para vivermos no planeta, como seres humanos construtivos e competentes, para cuidar de si mesmo e do próximo. 



Todos os direitos reservados a Julcinéa Tauil (Néa Tauil)
Nėa Tauil – Psicóloga, psicoterapeuta,  presidente do Movimento Social Família EU:educando para o amor-próprio
www.familiaeu.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário