sábado, 6 de novembro de 2021

QUANDO FALO DE EDUCAÇÃO PARA O AMOR-PRÓPRIO, REFIRO - ME A EDUCAÇÃO PESSOAL E, NÃO, A ACADÊMICA.

Por Néa Tauil


A EDUCAÇÃO é um conjunto de formação pessoal e acadêmica. Isso significa que a educação não é apenas aprender matemática, português, inglês,  etc., mas também  aprender a relacionar-se consigo mesmo por inteiro, isto é, com sua  Família EU (eu físico, eu mental, eu emocional, eu sexualidade, eu nutrição, eu social, etc.) Assim, quando falo que podemos trocar a EDUCAÇÃO para o ódio-próprio pela EDUCAÇÃO para o amor-próprio, estou falando da EDUCAÇÃO pessoal e,  não, da acadêmica, pois tanto  a família quanto a escola não ensinam amor-próprio com seus elementos, como autoestima, autorespeito, autovalorização, autoreconhecimento, autoaprovação.

Se quisermos mudar o atual cenário social, repleto de desamor por si mesmo e pelo próximo, precisamos substituir a EDUCAÇÃO para o ódio-próprio,  praticada em nossa cultura (que não ensina a pessoa a cuidar de si por inteiro , além de usar a disciplina negativa  geradora de preconceito, sofrimento, dor e doença) pela EDUCAÇÃO para o amor-próprio (que ensina a pessoa a cuidar de si por inteiro, privilegiando a disciplina positiva geradora de amor- próprio,  respeito pelas diferenças, bem-estar e saúde).


Com certeza, a Educação para o amor-próprio é a chave para a humanização.



NÉA TAUIL

Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante e idealizadora do Movimento Social Família EU: educando para o AMOR-PRÓPRIO CRP 07/10971 Site: www.familiaeu.com.br E.mail: familiaeu8@gmail.com MANTENHA-SE LIGADO(A) EM NOSSAS REDES SOCIAIS - Youtube: https://www.youtube.com/FAMÍLIAEUeducandoparaoamorproprio - Facebook: https://www.facebook.com/familiaeu8 - Instagram: https://www.instagram.com/familia.eu



Nenhum comentário:

Postar um comentário