O psicanalista Sigmund Freud nos ensinou muito sobre sexualidade humana e a compreensão dela evoluiu ao longo dos anos.
As sociedades têm diferentes visões e normas em relação a essa parte de nós importantíssima que chamo de “eu sexualidade” da Família EU. É um “eu” complexo e diverso que engloba a orientação sexual, a identidade de gênero, o comportamento sexual e o desejo. O “eu sexualidade” abrange uma ampla gama de orientações sexuais, incluindo heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, assexualidade, pansexualidade e outras formas de atração afetiva/sexual. É importante respeitar e reconhecer a diversidade das orientações sexuais, pois todas são válidas e fazem parte da condição humana.
Além disso, a identidade de gênero é uma parte fundamental do “eu sexualidade". Enquanto algumas pessoas se identificam com o gênero atribuído no nascimento, outras podem se identificar como transgênero ou não binárias, entre outras identidades de gênero. É fundamental respeitar e apoiar a autodeterminação de gênero das pessoas e reconhecer que a identidade de gênero não está necessariamente ligada à anatomia ou à orientação sexual. A expressão da sexualidade humana varia amplamente entre as culturas e indivíduos.
Também cabe destacar, que os comportamentos sexuais consensuais e saudáveis são uma parte natural da experiência humana e devem ser baseados no respeito, consentimento e igualdade entre as partes envolvidas. É importante educar-se sobre o consentimento, a contracepção, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras questões relacionadas à saúde sexual.
É fundamental combater o estigma e a discriminação relacionados à sexualidade. As pessoas têm o direito de viver o seu " eu sexualidade" de forma livre e autêntica, sem medo de julgamento ou represálias.
A sociedade como um todo se beneficia quando todas as pessoas são tratadas com respeito e dignidade, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.Então, bora lá cuidar do seu “eu sexualidade”, pois quem cuida e vive bem com ele respeita e não se afeta com o “”eu sexualidade” das outras pessoas.
NÉA TAUIL - CRP07/10971.
Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante e idealizadora do Movimento Família EU: educando para o AMOR-PRÓPRIO
CRP 07/10971
Site: www.familiaeu.com.br
E.mail: familiaeu8@gmail.com
MANTENHA-SE LIGADO(A) EM NOSSAS REDES SOCIAIS
- Youtube: / @movimentofamiliaeu
- Facebook: https://www.facebook.com/familiaeu8
- Instagram: https://www.instagram.com/@movimentofa...
#movimentofamiliaeu #amorproprio #psicoterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário