Google+ Followers

domingo, 26 de maio de 2013

SAÚDE SEXUAL

Por Néa Tauil



Ao longo dos tempos, muito se tem falado sobre a saúde sexual, isso porque o exercício da sexualidade pode ser fonte de prazer e de expressão de sentimentos profundos, próprio do encontro amoroso, como também pode ser a causa de grandes problemas decorrentes  dos valores culturais, mitos, tabus,  preconceitos, desigualdades, comportamentos de risco, entre outros. 

O conceito de saúde sexual diz respeito ¨a habilidade de mulheres e homens em desfrutarem e expressarem sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. A saúde sexual possibilita experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na autoestima, que implica abordagem positiva da sexualidade humana e respeito mútuo nas relações sexuais. A saúde sexual valoriza a vida, as relações pessoais e a expressão da identidade própria da pessoa. Ela é enriquecedora, inclui o prazer e estimula a determinação pessoal, a comunicação e as relações¨. ¹

Considerando tudo isso, cabe a cada um de nós questionar a própria saúde sexual com o propósito de combater possíveis inibições e limitações provenientes dos velhos mitos, preconceitos e tabus, com suas proibições, interdições e sentimento de culpa em relação ao sexo. A necessidade de combatê-los se dá por serem contrários ao direito à identidade e apropriação de uma vida amorosa e sexual satisfatória. Como se vê, a função do sexo não é só a reprodução, mas também proporcionar prazer, alegria,  satisfação... Dessa forma, é possível afirmar que só podemos ter saúde sexual, se deixarmos de olhar o sexo com preconceito.




 Referência:
1   HERA, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Saúde das Mulheres: ideias para ação, 1999. Disponível em Hera ( Health, Empowerment, Rights and Accountability - Saúde, Empoderamento, Direitos e Responsabilidades), grupo internacional formado por mulheres que atuam no campo da saúde, desenvolvendo um trabalho de escopo mundial para garantir a implementação dos acordos estabelecidos na CIPD e na IV Conferência Mundial sobre a Mulher. www.iwhc.org/hera.


PSICOTERAPIA BENEFICIA AS PESSOAS! http://psicologaneatauil.blogspot.com