sábado, 23 de novembro de 2019

É PRECISO SER MUITO HOMEM PARA SE CUIDAR

Por Néa Tauil

A campanha Novembro Azul chama a atenção, não só para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas para a saúde do homem de forma geral, isto é, para a saúde integral da Família EU, (eu físico, eu mental, eu emocional, eu sexualidade, eu nutrição, eu social, etc.), pois noções ultrapassadas de masculinidade podem ser extremamente perigosas, quando o assunto é saúde.


Assim, aproveito a campanha Novembro Azul para mais uma vez dizer que educar para a Família EU humana é uma necessidade . Educar para a Família EU significa ensinar a pessoa relacionar-se consigo mesmo por inteiro, ou seja, com todos os eus da sua Família EU, possibilitando, assim, o desenvolvimento do amor-próprio. Amando a si mesmo, a pessoa terá predisposição para superar as adversidades e menor probabilidade de se engajar em comportamentos de risco, pois ao adquirir um melhor conhecimento sobre si mesmo, a pessoa é capaz de nutrir e praticar amor-próprio, desenvolvendo a capacidade de gerar emoções positivas e auto-motivação para cuidar de si e do próximo. Quando nos amamos, temos vontade de dar amor ao próximo.
Então, bora lá, homem, desconstruir ideias equivocadas sobre amor-próprio, sobre masculinidade. É preciso ser muito homem para se cuidar, para sentir, demonstrar dor, para chorar, para simplesmente ser humano. 

Todos os direitos reservados a Julcinéa Maria Tauil (Nėa Tauil) – psicóloga, psicoterapeuta e idealizadora do movimento social Família EU. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário